Exames

ECOGRAFIA GERAL

A Ecografia ou Ultrassonografia, como também é chamada, é uma modalidade de diagnóstico médico por imagem que utiliza ondas sonoras que estão fora do espectro auditivo humano para gerar imagens. Um aparelho específico faz tanto a emissão quanto a recepção destas ondas, enquanto um computador vinculado a ele transforma os dados recebidos em imagens em tempo real.

A Ecografia é um exame absolutamente seguro já que usa somente ondas sonoras para diagnosticar, motivo inclusive de ser o método de escolha para gestantes. A grande diferença da Ecografia para a maioria dos outros métodos diagnósticos médicos é que ela é feita obrigatoriamente com a presença do médico. A principal vantagem que esta característica traz é um melhor entendimento dos sinais e sintomas do paciente, o que pode ser indispensável para um diagnóstico adequado. Além disso, pelo fato do exame ser em tempo real, a Ecografia pode avaliar aspectos que exames estáticos, como

Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada, não conseguem.
Como Ecografia Geral, entende-se exames de Ecografia que não se encaixam em categorias específicas. Entre eles estão exames de abdômen total, vias urinárias e próstata via abdominal.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA EXAMES DE ECOGRAFIA GERAL:

  • Chegar 30 minutos antes do exame.
  • Trazer exames anteriores relacionados a área estudada.

ORIENTAÇÕES PARA EXAMES ESPECÍFICOS DE ECOGRAFIA GERAL:

  • Observar também as orientações gerais, listadas acima.

ABDÔMEN TOTAL

– Jejum completo por 6 horas antes do exame.

– Tomar 4 copos de água sem gás uma hora e meia antes do exame e não urinar, pois a bexiga deve estar cheia.

ABDÔMEN SUPERIOR

– Jejum completo por 6 horas antes do exame.

APARELHO URINÁRIO – PRÓSTATA VIA ABDOMINAL

– Tomar 4 copos de água sem gás uma hora e meia antes do exame e não urinar, pois a bexiga deve estar cheia.

*** INFORMAÇÃO IMPORTANTE ***

Porque a necessidade de estar com a bexiga cheia? As ondas sonoras emitidas pelo aparelho de Ecografia são amplificadas em meio líquido, permitindo então uma avaliação melhor do útero e da próstata, por exemplo. Além disso, as paredes da bexiga só podem ser adequadamente avaliadas enquanto cheias.

Porque a necessidade de jejum? Por dois motivos: primeiro, para avaliação da vesícula biliar, que se enche de bile em períodos de jejum. Segundo, por reduzir o movimento dos intestinos, chamados de movimentos peristálticos, que podem dificultar a avaliação de alguns órgãos internos durante o exame

Agende agora mesmo seu exame pelo fone

51 3378.9898

ou pré-agende pelo formulário

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

limpar formulárioPostar Comentário