A Mamografia é um método diagnóstico com baixa dose de radiação e imagens de alta definição utilizado como o exame padrão para detecção precoce do câncer de mama. Esse tipo de exame pode detectar um nódulo, mesmo que este ainda não seja palpável.

O Exame de Mamografia deve ser realizado todos os anos em mulheres a partir de 40 anos de idade. Mamografias anuais levam a detecção precoce do Câncer de Mama, nos estágios onde são maiores as chances de cura e terapias disponíveis. Mulheres com casos de câncer na família, recomenda-se a realização do exame cerca de dez anos antes da idade em que foi diagnosticado o câncer para parentes em primeiro grau.

Diferenciais da Mamografia Digital

Qualidade das imagens

Como as imagens são produzidas junto ao exame, é possível verificar sua qualidade e refazê-las na hora, caso não estejam adequadas. Sendo assim, os pacientes gastam menos tempo na sala de exames e raramente precisam retornar para imagens repetidas devido a exposições subjacentes ou superiores.

Rapidez do exame

O exame realizado em mamógrafos digitais é rápido, melhorando a experiência do paciente, já que o tempo em que o paciente fica em uma posição desconfortável é menor.

Visualização e laudo mais preciso

As configurações da imagem podem ser ajustadas levando em consideração brilho, nitidez e contraste, além das seções da imagem que podem ser ampliadas após a conclusão do exame, possibilitando a visualização de diferenças sutis entre os tecidos da mama. O aumento do contraste é essencial, já que o tecido mamário denso e as células malignas parecem ser brancas em uma mamografia convencional por filme.

Segurança e armazenamento

Por se tratar de um arquivo digital, a mamografia digital possibilita um armazenamento fácil e uma recuperação prática, caso seja necessário acesso à imagem.

Orientações para o exame de Mamografia

  • Comparecer ao exame agendado com 30 minutos de antecedência.
  • Trazer requisição original, carteira do Convênio e Documento de identificação com foto.
  • Trazer exames anteriores da região das mamas.
  • Não é necessário jejum.
  • Não utilizar jóias ou adereços metálicos.
  • Recomendado evitar o consumo de chocolate, café, energéticos e outros alimentos com cafeína, durante 7 dias antes do exame, a fim de redução da sensação dolorosa.
  • Não utilizar desodorante ou perfume em pó em seus braços, axilas ou em seus seios. Estes produtos podem atrapalhar o exame de Mamografia, e interferir no diagnóstico correto.
  • Evitar agendar o exame logo antes ou logo após a menstruação, a fim de reduzir o desconforto.
  • Informar no agendamento sobre limitações físicas e /ou a presença de próteses de silicone.
  • Se tiver muita sensibilidade na região, fazer uso de analgésico uma hora antes do exame, se desejar reduzir possível desconforto. Neste caso, sugerimos o uso de Paracetamol 750 mg OU Dipirona 1g (01 comprimido) de 6/6 horas, iniciando 01 hora antes do exame.

Horários

Segunda a Sexta

8h às 12h30

Sábado

*Domingos e feriados fechado.
r

Pré-Agendamento

Mamografia

Obrigado! Em breve, entraremos em contato para confirmar o seu agendamento.
Algo deu errado. Tente novamente.

Cartões: Visa, Master, Elo, American Express e Banricompras. Não aceitamos cheque.