Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Saúde materna e do bebê

Durante a gravidez, os cuidados com a saúde do bebê e da mãe são muito importantes para uma gestação tranquila e sem riscos. Estes cuidados são redobrados nos casos de gestação alto risco, que atingem até 15% das mulheres que ficam grávidas. Alguns destes exames pré-natais são essenciais para avaliar e acompanhar esse período.

Exame de sangue: realização recomendada a cada trimestre de gestação, este exame visa determinar o tipo sanguíneo da gestante, identificar possíveis infecções e doenças, entre outras complicações que possam impactar na gestação e até mesmo no trabalho de parto.

Exame de urina: detecta uma eventual infecção urinária e a presença de proteínas que podem indicar tendência a desenvolver pré-eclâmpsia, além de acompanhar gestantes com diabetes.

Exame de fezes: investiga a presença de parasitas no intestino que podem provocar, entre outros problemas, anemia na mãe e no bebê.

Ultrassonografia intravaginal: recomendando entre a 5ª e a 8ª semana de gestação, neste exame é possível visualizar o embrião e o saco gestacional, calcular o tempo de gravidez e a data provável do parto, além de poder ouvir os batimentos cardíacos do embrião.

Ultrassonografia da translucência nucal: recomendado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, este exame avalia a saúde do bebê e aponta as chances de haver anomalias genéticas.

Ultrassonografia morfológica: recomendado entre a 20ª e a 22ª semana de gestação, além de medir o feto e estimar seu peso, esse exame analisa os órgãos do bebê e é possível visualizar o sexo da criança.

Triagem de diabetes gestacional: verifica se a paciente desenvolveu diabetes gestacional. Exame deve ser realizado entre a 24ª e a 28ª semana de gestação.

Triagem de estreptococo beta-hemolítico: trata-se da análise laboratorial de uma amostra de secreção vaginal e outra do reto para rastreio de uma eventual infecção causada pela bactéria estreptococo do grupo B, que pode ser passada para o bebê durante o nascimento. Sua realização é recomendada entre a 34ª e a 37ª semana de gestação.

Ultrassonografia do terceiro semestre: também recomendado entre as semanas 34 e 37, esse exame é importante para acompanhar o tamanho, o peso e a posição do feto. Ele também avalia a maturidade da placenta e a quantidade de líquido amniótico, avaliando riscos para o parto.

Segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se que a gestante consulte o seu médico pelo menos seis vezes até o parto. Contudo, esse número pode variar conforme orientação do seu obstetra. Lembre-se: os exames acima e outros exames específicos devem ser requisitados e acompanhados por um profissional.

Cuidar da sua saúde é cuidar da saúde do seu bebê. Realize exames preventivos e de acompanhamentos para uma gestação segura.

#gravidez #exames #diagnóstico

Últimas Novidades