Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elit.

This is some text inside of a div block.

Emergency Case

If you need a doctor urgently outside of medicenter opening hours.
Button Text

Como proteger as articulações para a prática de exercícios físicos

As articulações são regiões de contato entre os ossos, que são separados pela cartilagem, uma superfície lisa e resistente. Esta cartilagem é responsável pela real integridade da articulação.

Quando se deseja proteger as articulações é preciso proteger principalmente a cartilagem, já que ela não se regenera no caso de lesões.

Tome cuidado com esportes de impacto, fortaleça a musculatura local com exercícios de musculação – o melhor é ter sempre a ajuda de um profissional para evitar a sobrecarga de peso. Se os músculos da perna e glúteos, por exemplo, estão fortalecidos, o movimento das articulações fica no eixo perfeito, o que evita que o osso deslize para os lados, desgastando a cartilagem.

Além disso, é importante beber água pois a desidratação pode privar o corpo dos nutrientes necessários e da lubrificação adequada das articulações. A cartilagem que recobre os ossos é como uma esponja que retém a água para manter sua elasticidade. Quando resseca, se desgasta, um osso passa a atritar-se contra outro, resultando na artrite.

Para o tratamento de artrites e outras inflamações das articulações exames de imagem como radiografias, ultrassonografias, tomografias, ressonância e etc, podem ser solicitados pelo médico ortopedista ou reumatologista após a avaliação de cada quadro clínico individualmente.

Por Dr. Armando de Abreu | CRM 6104-RS

Diretor Médico do Centro de Diagnóstico por Imagem do Sistema de Saúde Mãe de Deus; Coordenador do Programas de Residência/Especialização em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no Sistema de Saúde Mãe de Deus.

Currículo

  • Graduação em Medicina FFCMPA 1973;
  • Presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem 1998-2000;
  • Ex-presidente da Sociedade Gaúcha de Radiologia;
  • Fellow na Universidade da Califórnia em Musculoesquelético 1982 e 1992;
  • Membro fundador do Clube de Estudos de Tumores Ósseos do RS;
  • Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem.


Últimas Novidades