Isso pode ser um alerta de pressão alta.
Pressão alta, ou hipertensão é uma alteração na função de bombeamento do sangue, que pode ser desencadeada por diversos fatores, entre eles a obesidade, histórico familiar, estresse, envelhecimento, consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.
Se não controlada, as principais complicações da hipertensão são: derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.
Entretanto mesmo não tendo cura, a hipertensão pode ser controlada através de medicamentos e a adoção de um estilo de vida mais saudável, como a adoção de bons hábitos alimentares, prática de exercícios físicos regulares, consumo moderado de álcool, entre outros.
A hipertensão pode ser silenciosa mas, mesmo não apresentando todos os sintomas, é importante a consulta com médico cardiologista, verificação regular da pressão arterial e a realização de exames diagnósticos solicitados.
O tratamento da hipertensão amplia a qualidade e a expectativa de vida. Por isso, é importante manter o tratamento de forma contínua e adequada, a fim de manter a pressão arterial em níveis normais.
#pressãoalta #saúdedascrianças #medicinadiagnóstica