Para que você esteja segura na hora de escolher um especialista qualificado, é preciso verificar se o profissional que está oferecendo o atendimento é realmente capacitado para fazê-lo.
Mas por onde começar?
O passo inicial é buscar a validação das especializações do profissional na Associação Médica Brasileira e no Conselho Regional de Medicina, para isso basta procurar o nome do médico no site do Conselho Regional de Medicina. Na ficha dele deve constar o chamado RQE - Registro de Qualificação em Especialidade, porém uma pós-graduação em uma especialidade médica não necessariamente credencia o médico a atender.
Isso acontece porque alguns cursos normalmente têm uma carga horária de estudos e atividades muito abaixo do mínimo exigido, o que torna raro uma pós-graduação ser reconhecida por uma sociedade médica.
Os cursos que são reconhecidos por essas entidades precisam cumprir alguns requisitos básicos, como horas mínimas de residência e de aulas teóricas, boa infraestrutura de atendimento ambulatorial e uma equipe de profissionais monitorando as atividades dos residentes.
Outro caminho possível é procurar o profissional por meio das sociedades de medicina reconhecidas. As especializações chanceladas pelas sociedades têm uma carga horária maior de residência médica, na cirurgia plástica, por exemplo, o médico precisa fazer dois anos de residência em cirurgia geral e depois fazer mais três anos de residência em cirurgia plástica.
Mesmo que o médico tenha todas as certificações necessárias, para que você fique 100% seguro, é sempre importante procurar por relatos ou pessoas que já tenham realizado algum procedimento com esse profissional.
Fonte: http://www.sbd.org.br/…/cuidados-ao-escolher-o-especialista/
#cirurgiaestética #dicasdesaúde