Confira algumas informações relevantes sobre o Gadolínio e informe o seu médico caso você se encontre em algum grupo de atenção, antes de realizar o exame:
Além disso, pessoas com predisposição alérgica, pacientes com antecedentes de reações ao gadolínio ou com asma brônquica, necessitam de uma atenção maior para realizar o exame.
Não há estudos suficientes para comprovar a segurança do gadolínio para o feto, portanto opta-se pela prevenção de não administrá-lo em pacientes grávidas.
Já nas lactantes, o aleitamento precisa ser suspenso ao longo de 24 horas após a administração endovenosa da substância, para evitar riscos ao bebê.
Sensação de calor, dores de cabeça, urticária, gosto metálico na boca, náuseas e vômitos são as reações adversas mais comuns ao gadolínio. Em geral, elas aparecem logo quando se administra no organismo do paciente.
A queimação no braço que muitas pessoas sentem assim que o contraste é injetado é normal, pois se trata do mecanismo de fluxo da substância pelo corpo, e não uma reação adversa.