O que mais se ouve por aí é que a infância de hoje não é mais como antigamente.
Talvez isso se explique devido ao fato das crianças e adolescentes de hoje estarem inseridas na era da revolução digital, onde usam os smartphones, tablets, aplicativos, videogames em todos os lugares, durante a maioria do tempo, em idades cada vez mais precoces.
Os benefícios e prejuízos dessas tecnologias permanecem sendo foco de atenção de todos os profissionais que lidam com as questões da saúde durante a infância e a adolescência.
Estudos científicos comprovam que a tecnologia influencia comportamentos através do mundo digital, modificando hábitos desde a infância, que podem causar prejuízos e danos à saúde. O uso precoce e de longa duração de jogos online, redes sociais ou diversos aplicativos com filmes e vídeos na Internet pode causar dificuldades de socialização e conexão com outras pessoas e dificuldades escolares; a dependência ou o uso problemático e interativo das mídias causa problemas mentais, aumento da ansiedade, violência, cyberbullying, transtornos de sono e alimentação, sedentarismo, problemas auditivos por uso de headphones, problemas visuais, problemas posturais e lesões de esforço repetitivo (LER), entre outros. Para isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria lançou um conjunto de orientações para pais, educadores e pediatras em defesa da saúde das crianças e adolescentes na Era Digital.
O documento é inédito no país, tendo sido inspirado em estudos e recomendações internacionais adaptadas à realidade nacional. Confira na íntegra o Manual: http://bit.ly/2x3acfK
#semanadacriança #medicinadiagnóstica